![]() |
Este é um dos instrumentos mais românticos que já conheci e ouvi tocar. É de extrema complexidade e requer muita dedicação para chegar no nível de conseguir extrair as mais belas melodias. Estamos falando da Gaita de Foles (Bagpipe em inglês), um dos símbolos da Escócia, que por muitos anos foi associado às batalhas na Idade Média, sendo reconhecido como um instrumento de motivação aos bravos guerreiros escoceses. Existe uma outra linha de estudo que afirma que os Romanos já utilizavam um tipo de Gaita de Foles para estimular seus combatentes. Contam ainda que os Romanos levaram a cultura da Gaita por quase todos os impérios conquistados, o que explicaria a chegada da Gaita na Escócia, apesar que os Romanos nunca conquistaram a Escócia, pois entendiam que eles eram povos bárbaros e, portanto, de difícil conquista. Hoje em dia existem vários países que possuem suas próprias versões da Gaita de Foles, dentre eles a Espanha com a Gaita Galega (origem Celta), Irlanda com a Uilian Pipe, a Rússia com a Volynka e a Itália com a chiarame, dentre outros. Mas o que todos nós não podemos discordar é que apenas a Escócia manteve a uso da Gaita de Foles e a transformou numa marca nacional, reconhecida pelo mundo inteiro, cujo modelo mais famoso é a Great Highland Bagpipe. Conhecendo a Gaita de Foles Escocesa.
Bag : É um reservatório de ar feito com base no couro de carneiro. A pressão é exercida sobre esta bolsa de couro para poder emitir os sons.
|
Para os apaixonados como eu por este instrumento, basta clicar no link a seguir e curtir uma aula rápida de como tocar uma Gaita de Foles Escocesa. (http://www.howcast.com/videos/2509-How-To-Play-the-Bagpipe) |